Cabos Elétricos Blindados Com Revestimentos que fornecem uma proteção elétrica ou uma proteção mecânica. Dentre os mais importantes tipos temos: isolamento, semicondutor, malha de metal, enchimento, blindagem e capa externa.
O revestimento isolante é colocado sobre o condutor para evitar fuga de corrente . As condições ambientais e climáticas e também o contato com os agentes agressivos, e a falta de cuidados na instalação, no manuseio e também na conservação, são as principais causas que geralmente limitam a vida útil de um cabo elétrico blindado e sem blindagem também.
No caso dos isolamentos termoplásticos que são mais comuns para a fabricação de cabos elétricos temos: PVC (Policloreto de Vinila), Poliolefinas, PE (Polietileno Linear), Poliuretano (PU), etc.
Para os isolamento termofixo , podemos citar os mais comuns : EPR (Etileno Propileno), XLPE (Polietileno Reticulado), EVA (Acetato de Etil Vinila), SI (Silicone), NEO (Neoprene), SBR (Borracha Natural), etc.
O PVC e o Polietileno são muito utilizados como isolantes e também quando são utilizados na capa externa para proteger os cabos elétricos blindados ou não, visto que os mesmos tem uma alta resistência aos impactos e também a abrasão.
São formados por meio de camadas extrudadas de resistência elétrica reduzida de materiais relacionados ao isolamento. Se forem termofixos, as camadas semicondutoras também serão.
As camadas semicondutores são aplicadas para os cabos elétricos blindados de Média e também cabos de energia de Alta Tensão sendo em duas camadas: a primeira, diretamente no condutor e a segunda, entre isolamento e blindagem.
Geralmente o processo para produção das camadas semicondutoras e também para o isolamento são feitos por um processo chamado de ” extrusão tripla “, que trata-se de uma tecnologia mais avançada que existe atualidade. A extrusão executada de camada tripla, coloca os semicondutores e também o isolamento em contato direto e isso garante a ausência de elementos estranhos. Sendo assim, evitam-se os defeitos no semicondutor interno, que podem degenerar em descargas parciais com isso reduzir muito a vida útil dos cabos elétricos blindados.
No caso das proteções elétricas, também chamadas de “blindagem”, as quais servem para isolar os sinais que circulam pelo cabo de possíveis interferências externas. A blindagem serve também para proteger os cabos de energia evitando que interfiram nos circuitos de sinal adjacentes, portanto o cabo elétrico blindado é mais eficiente para proteger contra as interferências.
O preenchimento trata-se de uma massa de material onde função é de ocupar os espaços vazios deixados na fiação dos condutores isolados. Esses enchimentos podem ser têxteis ou também plásticos.
Os cabos que são projetados com blindagem metálica que podem ser em fita ou malha de cobre , fita ou malha de aço entre outros tipos, possuem uma camada intermediária extrudada na qual é colocada sobre o enchimento, no intuito de protege o isolamento dos cabos elétricos blindados de possíveis interações com as massas metálicas.
As proteções mecânicas , também chamadas de “blindagem”, tem o objetivo de proteger o cabo elétrico blindado de agressões externas, tais como golpes, ataque de algum tipo de roedor, tração, etc. Este tipo de blindagem pode ser ser de aço ou alumínio e também podem ser do tipo enfaixada ou trança de arame.
As blindagens elétricas tem o objetivo de proteger o cabo elétrico de interferências eletromagnéticas , podendo ser em fita de alumínio, fita de cobre bem como em malha de cobre.
Os cabos blindados geralmente possuem revestimento polimérico externo para proteção ,o que chamamos de cobertura externa ou capa externa
Esta capa tem por objetivo isolar o interior do cabo elétrico blindado de vários elementos externos que possam alterar as propriedades elétricas do mesmo, como a umidade, e isso protege contra choques elétricos que possa ocorrer durante a instalação e uso do cabo blindado.
A capa externa pode ser termoplástica ou termofixa. Os materiais de cobertura podem ser de natureza diferente, mas isso vai dependendo do nível de proteção necessário, ou seja flexibilidade final do cabo, o ambiente de trabalho, etc.
Para identificar corretamente os cabos de energia blindados, usa-se marcar as informações mais relevantes como: fabricante, nome comercial , número de condutores, seção, norma de fabricação , e outros dados de interesse, ou a marcação por metro, o que facilita o controle de estoque do cabo elétrico blindado.
A CONDUSCOBRE possui uma equipe técnica e comercial , treinada e qualificada para oferecer a você a melhor assistência em relação ao cabo blindado e demais cabos que possui em sua linha de fornecimento
Para obter mais informações ou receber um orçamento sobre cabos elétricos blindados por favor clique nos botões abaixo
Linha completa de Cabo Manga blindado em fita de alumínio e malha de cobre ou sem blindagem com diversas formações e especificações com preços baixos
Os Cabos instrumentação/sinal transmitem sinais elétricos de baixa energia e serve para controlar sistemas elétricos de potência, sinalização eletrônica em equipamentos.
Utilizado para interligar equipamentos de informática, eletroeletrônicos e para automação industrial o cabo para automação industrial possui blindagem metálica em fita de poliéster e alumínio.